Não há dúvida de que a criação de logo é essencial para representar a personalidade de uma marca. Porém, se você deseja causar impacto com a identidade visual de sua empresa, é importante pensar além do logo. Entretanto, se você deseja causar impacto com a identidade visual de sua empresa, é importante pensar algo além do logo.
Geralmente é comum que a criação dessa peça de design seja a primeira preocupação dos empreendedores quando se trata de conceituar visualmente um negócio. A escolha de formas, cores, sombreamento e estilo de seu logotipo deve transmitir uma série de ideias, e de preferência, espessá-las de forma simples, clara e que promova conhecimento imediato.
O logo, nada mais é, do que o símbolo que irá representar a sua marca. Ele tem que ser feito de maneira profissional para que assim possa transmitir confiança.
Contudo, trouxemos algumas dicas para te ajudar a escolher um logotipo que tenha a cara do seu negócio e ajude a sua marca a ser lembrada.
Dica 1: Utilize as cores de maneira adequada
Quando o assunto é a escolha de cores, a maioria dos designers costuma utilizar a experiência adquirida em outros projetos e referências de trabalho de outros colegas da profissão.
Porém existem alguns conceitos básicos que ajudarão bastante durante o projeto:
- Não utilize cores gritantes, pois elas costumam chamar mais atenção e quebrar a harmonia da composição.
- Crie uma paleta se cores para o seu projeto com cores próximas umas das outras.
- Evite utilizar muitas cores em seu logo, existem marcas que se tornaram famosas apenas utilizando uma cor.
- Tenha em mente que as cores possuem grande influência psicológica e evocam sentimentos que devem estar de acordo com o que a sua marca deseja transmitir.
E finalmente, trabalhe com liberdade e transgressão, (caso o trabalho possibilite isso).
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Dica 2: Não abuse nos efeitos
É natural querer mostrar que você domina diversas técnicas de efeito, porém tenha cautela.
Uma dica que que deve ser agregada sempre que um trabalho de logotipo surgir, é que seu logo deve funcionar de maneira mais simplificada, em preto.
Uma grande parte dos designers preferem criar seus vetores primeiro em preto e depois aplicam as cores e efeitos.
Tenha inspirações, uma excelente dica é usar a LogoPond.
Dica 3: Conheça o seu cliente
Conhecer bem o seu cliente, seus concorrestes e o padrão das identidades visuais existentes, ajuda bastante. Os logos costumam seguir um padrão de estilo para cada tipo seguimento.
Por exemplo, logos para web são simplificados para se adequar ao tamanho reduzido. Assim, buscar informações sobre o cliente e a marca ajudam a agilizar o processo de criação.
Dica 4: Escolha fontes apropriadas
Escolher uma fonte ideal para um logo é algo primordial e que preocupa muitos designers.
Não existe uma regra geral para a escolha das fontes. Elas normalmente estão relacionadas com o conhecimento e empatia do profissional.
Uma grande dica é evitar fontes muito utilizadas, pois podem fazer seu projeto parece amador.
Não use mais de duas fontes em 1 logo, pois poderá parecer bagunçado.
Dica 5: Seja original
Por mais tentador que possa parecer, nunca copie o trabalho de alguém.
Isso não somente coloca em cheque a sua criatividade, como também poderá trazer problemas com a lei.
Porém não é proibido se inspirar em outros trabalhos ou em logos de sucesso.
O logo precisa ser criado de maneira vetorial, assim você pode expandir ou diminuir em qualquer dimensão sem comprometer a qualidade da arte.
Se você escolheu exercer a profissão de designer gráfico é porque sabe que tem um potencial que deve ser explorado e compartilhado com um grande número de pessoas. Não permita que sua criatividade seja prejudicada por comodismos ou imposições externas. Afinal de contas a grande satisfação em um trabalho é perceber que ele tem a sua própria identidade e agradou o seu cliente. Isso não tem preço!